quinta-feira, 13 de maio de 2010

Ela e Outras Mulheres

Tenho alguns livros do autor em casa, mas ainda não tive oportunidade de lê-los, portanto Ela e Outras Mulheres foi o primeiro que li de Rubem Fonseca. Não digo que me decepcionei, afinal não conheço o estilo, mas posso dizer que esperava mais.
Vi várias opiniões sobre este livro. Alguns dizem que por ser Rubem Fonseca já vale a leitura – o que para mim não é suficiente, afinal todo autor tem o direito de não escrever obras tão boas. Outros dizem que é a pior obra dele. Não sei. Só sei que eu gostei. Não, gostar não é a palavra certa. Achei o livro razoável. Alguns contos são bons e outros são ruins. É uma leitura muito rápida porque os contos são bem pequenos e fáceis.
O conto “Luíza”, por exemplo, achei excelente. Gostei da maneira como o autor levou a história e gostei bastante do final.
“Alice”, o conto que abre o livro, é a história de uma professora que abusa de seu aluno, mas não é “descoberta” porque o machismo do pai a protege. “Como um menino de 14 anos pode ser prejudicado fazendo sexo com a professora?”. O pior de tudo é que é bem assim que acontece.
É um livro forte em sua essência, mas fraco em seu conteúdo e abordagem. O bom é que o livro é direto. O ruim é que os personagens acabam sendo grotescos e algumas falhas humanas graves foram banalizadas pelo autor.
Concluindo: se tiverem oportunidade, leiam. Mas não se encham de expectativas por ser Rubem Fonseca. O bom é sempre esperar pouco, pois se for ótimo, vai ultrapassar as expectativas e se for horrível, pelo menos não haverá decepção.

3 comentários:

  1. Prabens pelo blog, continue q fara sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Oi Nath! Você fala bem sobre os livros que lê. Espeeo que possamos falar muito ainda sobre Literatura! Abraços, Bruna!

    ResponderExcluir
  3. Eu li apenas um livro do Rubem Fonseca, Feliz Ano Novo, e confesso que não gostei. Achei muito exageradas as histórias no teor de violência.

    Parabéns pelo Blog, ótimas opiniões!
    Abraços!

    ResponderExcluir