quinta-feira, 13 de maio de 2010

Idiocracy

Uma sociedade completamente emburrecida e alienada não é algo que soa apenas como “historinha de filme”.
Idiocracy conta a história de um cara normal que após uma experiência de hibernação humana, acorda no ano de 2505, rodeado de pessoas estúpidas e ele passa a ser o cara mais inteligente do planeta.
A ideia do filme é ótima, pena que não foi aproveitada direito. O filme é bobo, mas dá para dar algumas risadas.
Com o tema de alienação coletiva, dava para ter feito um baita filme com uma baita crítica e uma baita história. Mas, infelizmente, o diretor não soube explorar o assunto direito e acabou virando uma comedinha água com açúcar.
Após assistir o filme, dá para parar e pensar que, tirando alguns exageros, é um futuro possível. A população está se tornando cada vez mais escrava da mídia e cada vez mais vítima da comercialização. Estamos criando pessoas alienadas e passivas, que aceitam tudo que lhes é passado, sem nenhum tipo de questionamento.
Hoje em dia, as pessoas se preocupam com muitas coisas: Big Brother, o último capítulo da novela das 8, quem o Dunga convocou ou deixou de convocar para jogar na Copa – já perceberam como em época de Copa do Mundo todo mundo adora futebol e é super patriótico? Alguém se preocupa em estudar história e política e entender porque o país está como está? A grande maioria não. Cadê o patriotismo nesta hora? História é chato. Política é chato. Legal é saber quem é a próxima “gostosa” que vai estar na capa da Playboy. Legal é discutir se a Luciana (?) vai voltar ou não a andar em Viver a Vida. Ler coisas/livros interessantes é chato. Assistir filmes interessantes é chato. Tudo que é realmente bom não desperta o interesse do grande público. Diante disto, eu me pergunto: será tão impossível assim que daqui alguns anos, nossos netos estejam assistindo filmes de bundas e achando geniais? Infelizmente, eu acho que não.

2 comentários:

  1. Pior que tem horas que a gente vê que isso já acontece. :~

    ResponderExcluir
  2. concordo com voce que hoje em dia as pessoas se preocupam muito com assuntos considerados banais do que com coisas importantes. sem duvida que a historia do nosso pais é muito mais importante do que a luciana da novela das 8, mas ela nao faz as pessoas relaxarem e esquecerem os proprios problemas (bem, a mim faz, mas nao a maioria da populacao!) acho que em todas as epocas a maior parte das pessoas era considerada "idiotizada", assim como hoje. acho que é um mundo de utopias pensar que vai existir um dia em que a maioria das pessoas seja consciente e fale sobre coisas que sao realmente importantes e fazem elas serem quem sao.

    mas gostei muito do seu blog, achei muito interessante! :D

    ResponderExcluir