terça-feira, 25 de maio de 2010

O Escaravelho do Diabo

Eu adoro livros infanto-juvenis. Melhor, eu adoro livros infanto-juvenis quando são bons. E alguns são realmente bons que eu até fico pensando em como ficaria numa versão adulta.
Eu acabei de ler O Escaravelho do Diabo e infelizmente não é muito legal. A ideia do livro é boa: um misterioso assassino que manda besouros para suas vítimas, todas de cabelo vermelho e pele sardenta, antes de matá-las; porém a escritora não é das melhores.
O grande problema do livro é que é tudo muito rápido. A história mal começa e já se foram dois meses e depois mais dois e quando se viu já se passaram cinco anos e não aconteceu realmente nada. Por exemplo, depois que o primeiro ruivo é assassinado não acontece nada significativo até a morte do segundo, dois meses depois, e assim até morrerem todos. Nem quando uma das vítimas sobrevive, a autora consegue desenvolver a história de verdade. “A Rachel sobreviveu, ficou traumatizada e está indo viajar. Tchau”.
E como todo livro tem a historinha de amor secundária que, por incrível que pareça, consegue ser ainda mais veloz do que a história principal. O protagonista se apaixona, começa a namorar, os dois tem a primeira briga porque o gênio dela é difícil. Mas eu me pergunto, quando os dois começaram a namorar? Melhor, quando os dois começaram a se falar pra se apaixonar? E como diabos é o gênio da infeliz para eles brigarem? É, tudo pergunta sem respostas.
Mas se alguém ler e conseguir captar o que acontece nas entrelinhas dessa velocidade toda, eu ficaria mais do que feliz se pudessem dividir comigo e esclarecer o mistério.
E só para constar, não fiquem preocupados achando que o livro é tão rápido que o assassino não será descoberto. Ele será. Cinco anos depois de uma maneira completamente... tosca.

6 comentários:

  1. eu tenho varios livros da serie vagalume,eu e meus irmaos adoravamos,um dos que achei mais legal foi zezinho o dono da porquinha preta e a ilha perdida.
    beijao.

    ResponderExcluir
  2. Tem um desafio que te indiquei passa la depois!! beijos
    http://danfalandodelivros.blogspot.com/2010/05/10-livros-em-10-dias-1-dia.html

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua opinião a respeito desse livro! Quando eu era criança (ou "pré-adolescente", não sei; isso já faz muito tempo...), minha tia tinha a coleção "quase completa" da série vaga-lume (ela era professora e ganhava os livros da editora - bons tempos, aqueles...). Eu devorava todos os que podia. Devo ter lido uns 30 da série, que naquela época não era tão grande quanto hoje. E, sério, "O Escaravelho" foi um dos que eu não consegui terminar... O livro não anda, não vai prá lugar nenhum, e olha que eu fazia uma força danada prá terminá-lo!... Até que enfim encontro alguém que diz tudo o que o livro é de verdade - não é um "péssimo livro", só não serve ao que se destina - literatura infanto-juvenil, algo para trazer ao leitor o gosto pela leitura, o apego à trama, etc. Parabéns pela resenha - e obrigado por me falar o final, eu não iria saber nunca, mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Meu lado adulto não lembra direito do livro. Mas meu lado criança parece que tá bem indignado com vc ; )

    ResponderExcluir
  5. Assim,eu li O Escaravelho do Diabo e lembro que gostei muito, ainda gosto! A sinopse é muito boa, o motivo pelo qual o matador de série ataca é muito bem pensado também, mas tenho que concordar que a forma como o assassino é descoberto é realmente muito tosca --´

    ResponderExcluir
  6. Todo mundo lia esse livro quando estava na escola, (há uns bons 10 anos atrás, talvez mais). Lembro que havia fila de espera na minha turma. O Escaravelho do Diabo era "o livro mais legal de todos da biblioteca, você tem que ler!"
    Uma geração conhece esse escaravelho. E acho que isso pontua. Pode não ser bom agora. Mas na época, era genial pras nossas cabeças cheias de coisas esquisitas!

    ResponderExcluir