domingo, 8 de agosto de 2010

Harry Potter e o Cálice de Fogo

E chegamos ao quarto livro da série. Harry Potter e o Cálice de Fogo. Top 15 dos melhores livros que já li na minha vida. A partir deste livro, a história fica simplesmente sensacional.
Harry não é mais uma criança. A história não é mais para crianças. JK Rowling já mostra uma escrita bem mais madura, com personagens mais maduros e sombrios.
Em o Cálice de Fogo, quando Harry volta para Hogwarts descobre que a escola sediará o Torneio Tribuxo, que não acontece há muito tempo, e que um campeão das três melhores Escolas de Magia da Europa, será escolhido para representar a sua e ainda ganhar um prêmio. Potter não tem idade para concorrer e misteriosamente seu nome vai parar no Cálice de Fogo, fazendo dele o quarto campeão.
A história começa a partir daí e conta com dragões, esfinges, explosivins, pelúcios, personagens malignos e Harry até começa a se apaixonar. É o tipo de livro que – ainda mais se você está lendo pela primeira vez – não consegue largar até chegar ao final, porque a história se torna cada vez mais interessante.
Várias perguntas são respondidas ao longo deste quarto livro, além de surgir novas questões que ainda não têm respostas.
Mas, como nem tudo é perfeito, JK deixa algumas brechas. Por exemplo, um dos comensais da morte de Voldermort, o chama pelo nome. Ao longo do que foi construído durante a série, jamais um seguidor de Voldemort o chamaria por qualquer outra coisa que não fosse “Lorde das Trevas”, menos ainda pelo nome, que todos temem.
O filme deste livro, para mim, é o pior de todos os filmes até agora. Tá, talvez não seja pior que O Enigma do Príncipe, mas o Dumbledore cinematográfico acaba com a minha vida. Sinceramente, eu no lugar da JK falaria para Warner “vocês podem fazer o que quiser no filme, mas por favor, não façam um Dumbledore que corre, grita e sacode seus alunos”. O Dumbledore do filme é caótico. Bastava dar uma lida em quem e como era o personagem na sua breve descrição em a Pedra Filosofal para se ter certeza que o Michael Gamble interpreta algum outro bruxo que definitivamente está longe de ser o melhor personagem da série Harry Potter.
Mas enquanto o filme é uma decepção, o livro é genial. A história é muito mais sombria e as mortes começam acontecer com o retorno de Lord Voldemort. Aliás, o capítulo em que Voldy retorna e se reúne com seus seguidores, é um dos melhores que eu já vi.
Quando li este livro pela primeira vez, em 2001, eu pensei “uau”. Hoje, nove anos depois, lendo pela milésima, eu continuo pensando “uau”. A única coisa que mudou é que começo a perceber alguns detalhes que não percebia antes, mas que não alteram o meu favoritismo pela obra. Não adianta. Para mim Harry Potter é genial e merece ser apreciado por todos.

2 comentários:

  1. Oi, tudo bem? Estou divulgando meu blog. Se quiser conhecer e seguir, sinta-se a vontade.

    Volitando no Universo

    http://volitandonouniverso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. sou uma ET. Nunca li Harry Potter. =O.
    mas ainda leio todos os livros e espero amar. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir