domingo, 29 de agosto de 2010

05 Livros Que Você Devia Ler

1. A Cor Púrpura - Alice Walker:
O livro conta a história de Celie, uma mulher negra sofrida que vive na América racista do início do século. A história se baseia na descoberta do que é ser mulher, de conseguir força para viver quando você tem certeza que está no fundo do poço, sem um pingo de dignidade. A obra de Alice Walker é fantástica. Escrita em formas de carta para Deus e depois para sua irmã Nettie, a autora consegue passar toda a dor e sentimentos da personagem principal.




02. Ratos e Homens - John Steinbeck:
Este livro é maravilhoso. A linguagem é simples, o ritmo de leitura é rápido e a história é fantástica. O livro conta a história de dois amigos completamente diferentes, marginalizados e que vivem de empregos temporários em fazendas ganhando o suficiente para moradia e alimentação, mas que sonham com uma vida melhor. John Steinbeck descreve os personagens e a história de maneira genial, que é impossível não se sentir cativado pelo Lennie.




03. Meu Pé de Laranja Lima - José Mauro de Vasconcelos
Não faz parte dos clássicos da literatura brasileira, o que é realmente uma pena. Para mim, José Mauro de Vasconcelos com a história de Zezé ganha de muitos autores considerados “os melhores”. É um livro infantil, mas com uma profundidade e com uma história que será muito melhor aproveitada por adultos.






04. Correndo Com Tesouras - Augusten Burroughs 
É um dos meus livros preferidos e eu nunca consegui fazer uma resenha decente pra ele. O livro conta a história de Augusten que vive com a família do psiquiatra de sua mãe em uma casa onde nada é normal. Há rumores de que a história não seja verdadeira, apesar do autor jurar que são suas memórias anotadas em diários por anos. Independente da veracidade da história ou não, o livro é fantástico. O humor é ácido e a leitura é muito rápida e fácil.




05. Em Algum Lugar do Passado - Richard Matheson
Eu levei um tempo para me empolgar com esse livro. Achava ele meio sem noção no começo. Mas depois, quando eu percebi que ele era realmente sem noção, eu me apaixonei. É uma história de amor em que os personagens não estão separados pelo espaço, mas sim pelo tempo. A forma que Richard Matheson conta a história faz com que consigamos reconstruir tudo em nossa mente e entender a diferença dos mundos em que os personagens vivem e que mesmo assim é possível haver amor.

2 comentários:

  1. Eu adoro o meu pe de laranja lima,com certeza eh uma das historias mais comoventes que ja li.
    abracao.

    ResponderExcluir
  2. Desses eu li 2: Em algum lugar do passado e Meu pé de laranja lima, mas esse último li há muuuito tempo atrás, não lembro muito da história. Em algum lugar do passado é um livro lindo. A cor púrpura já está aqui na estante esperando a leitura. Ratos e homens é um para entrar na lista, do Steinbeck li As vinhas da ira, um livro pesado...

    Um beijo!

    ResponderExcluir