segunda-feira, 19 de março de 2012

Raciocínio Criativo na Publicidade


Apesar do título bastante específico, o livro de Stalimir Vieira é válido para todos querem aperfeiçoar a arte da criatividade.
Escrito de maneira fácil, o autor desmistifica o senso comum de que ser criativo é praticamente similar a ter um super poder. Ao contrário: para ser criativo basta se exercitar.
No livro, a criatividade nada mais é que um exercício. É necessário trabalhar a mente a pensar diferente, criar o hábito de ir na contramão, de fazer perguntas que fujam do comum e não ser passivo a tudo que é despejado diariamente sobre todos nós.
Com exemplos de cases reais, Vieira nos mostra que a solução criativa é tão simples quanto a “solução comum”, basta você estar treinado para conseguir enxergá-la.
O foco do livro é a criação publicitária, mas o assunto é perfeitamente adaptável a outras áreas do conhecimento: a técnica da criatividade é a mesma. Como o próprio autor cita nas páginas do livro, a Folha de São Paulo convida-o periodicamente a realizar palestras aos jornalistas para ensiná-los a como criar títulos que atrairão mais leitores.
Contudo, talvez pela intenção de criar um “beabá da criatividade”, o autor é simples demais, explicando tudo tão detalhadamente que não deixa margem para interpretações. Stalimir Viira mastiga tanto o assunto que até acaba com o sabor, chegando muitas vezes a se tornar extremamente repetitivo, explicando o mesmo assunto de diversas maneiras diferentes, o que não há necessidade.
Raciocínio Criativo na Publicidade é rápido, fácil e traz um conhecimento bacana. Mesmo o autor não tendo feito nenhuma descoberta incrível e trazendo um assunto bastante clichê, a leitura é válida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário