segunda-feira, 26 de março de 2012

Protegendo o Inimigo


Protegendo o Inimigo traz tudo que se espera de um filme de ação. O problema é que ele fica nisso, é apenas mais um. O roteiro é previsível, usando o clichê do “bad guy” que muda de ideia e acaba se tornando o herói. Papel que coube a Denzel Washington, que por incrível que pareça teve uma atuação fraca.
O filme foi feito para Ryan Reynolds e fica a impressão de que Washington foi mais importante como chamariz para atrair os fãs fiéis – como foi meu caso – que para a construção da obra em si.
Sem contar que apesar de Tony Scott não estar de modo nenhum envolvido na produção, Daniel Espinoza montou seu longa-metragem completamente inspirado no diretor. Primeiramente pelo próprio Denzel, que é a estrela de praticamente todas as suas produções, mas também pela fotografia, movimentação de câmera e iluminação, que são claramente inspiradas no estilo de Scott.
Embora o roteiro seja um clichê, ele até funciona bem em certos momentos. As cenas de ação são bem desenvolvidas, conseguindo gerar a eletricidade e o clima de tensão necessários.
Os personagens, se não são fracos, também não chegam a impressionar. Denzel Washington faz seu papel de sempre: o cara solitário e experiente. Apesar de ser craque no estilo, Washington parece estar com preguiça de atuar, o que tira um pouco seu brilho. 
Já Reynolds faz o típico mocinho novato de filmes de ação. Corajoso e honesto, Matt é daqueles que acreditam em seu dever e duvidam do mal, reluta em acreditar que há um traidor ou que o governo possa estar sendo criminoso. Essas características são bem ilustradas em algumas cenas, mostrando seu desconforto ao ver Frost ser torturado por agentes da CIA ou hesitando para atirar em um guarda inocente, ainda que para se defender.
Resumindo, Protegendo o Inimigo acerta em alguns pontos e falha em outros. É raso, mas não deixa de ser uma boa peça de entretenimento. A presença dos astros garantirá uma boa bilheteria, mas o filme dificilmente será lembrado no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário