quinta-feira, 10 de junho de 2010

Trilogia Millennium

Por incrível que pareça, vou fazer um texto falando bem de alguma coisa. Eu adorei a trilogia Millennium. Adorei o ritmo, adorei a história, as surpresas que tem no meio do livro.
Gostei bastante do jeito que Stieg Larsson trata as mulheres nos seus livros. Todas em cargos importantes, independentes, poderosas, sem deixarem de ser mulheres. Nada do tipo “Ah, eu troco minha vida para me tornar imortal e viver a eternidade ao seu lado.” Comentários desnecessários a parte... Apesar de todo o poder delas, elas não perderam a feminilidade, não perderam a essência. Tem sua carreira e sua família. Filhos, casamento e vida profissional de sucesso.
O que me incomoda um pouco nessa série é a prolixidade do autor. Não consigo deixar de imaginar que ele conseguiria fazer o mesmo trabalho em pelo menos metade das páginas. Larsson é extremamente detalhista, acaba até exagerando. Por exemplo, uma cena que ele poderia simplesmente escrever “Mikael chegou em casa, esquentou um pedaço de pizza e começou a escrever em seu notebook”, ele conseguiu escrever quase meia página para passar esta ideia apenas.
Eu li em algum lugar na net que a trilogia Millennium era para contar com um quarto livro, mas que Larsson faleceu antes de terminar e há apenas um manuscrito que não será lançado. Quando vi isso, eu não tinha lido A Rainha do Castelo de Ar ainda e fiquei com medo de ficar sem final. Mas não é isso que acontece. A história que o autor quer contar finaliza depois de quase 700 páginas do terceiro livro. Ficam algumas brechas sobre vidas pessoais que acabariam dando um quarto livro – ou não. Mas gostei de não encerrar a trilogia com um Epílogo do tipo “18 anos depois... Mikael e Lisbeth se casaram e tiveram um filho, que deram o nome de Holm Armanskij, em homenagem a dois grandes amigos do casal que salvaram a vida de Salander”. (Só pra constar, apesar do trocadilho infame, eu adoro Harry Potter, só não gostei da maneira como a Rowling finalizou com o epílogo.)
Apesar das quase 2000 páginas que formam esta trilogia, acaba sendo uma leitura rápida e agradável. Larsson sabe contar uma história e prender a sua atenção. Óbvio que há algumas falhas, alguns errinhos, mas nada muito gritante que vá estragar a leitura. Quando você começa a entender o que se passa, não consegue parar de ler até chegar ao final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário