segunda-feira, 14 de junho de 2010

Inglorious Basterds

“And I want my scalps!”
Não sei se eu diria que Inglorious Basterds é a “masterpiece” de Tarantino. Afinal, acho Pulp Fiction tão bom quanto. Mas, sem dúvida, o último filme é genial.
Só Quentin Tarantino para recontar a história da Segunda Guerra da maneira como contou e fuzilar a cara de Hittler. Não imagino ninguém fazendo o mesmo que ele fez em Bastardos Inglórios. Um Hittler histérico, louco, mau e que acaba metralhado ao lado de um Joseph Goebbels tão doentio quanto.
Em atuação, Christopher Waltz realmente mereceu o Oscar que levou. O austríaco não dá chance para qualquer outro que divida a cena com ele. O Coronel Hans Landa é tão fantástico que faz valer o filme, roubando os créditos das cenas todos para ele. É o típico personagem que você sente um ódio terrível, mas não consegue deixar de “gostar”, pois ele é ao mesmo tempo cômico e repugnante. Brad Pitt também está muito bom em seu papel. Com seu sotaque sei-lá-da-onde, o Tenente Raine é incrivelmente caricato. E a cena da conversa em italiano, já quase no fim do filme, é uma das cenas mais engraçadas que já assisti.
Inglorious Basterds é Tarantino. E merece ser visto. Apesar de ter uma violência mais “contida” e menos sangue do que outros filmes do diretor. Contida entre aspas, pois há pessoas sendo escalpeladas e tacos de beisebol estourando cabeças. A “violência tarantinesca” dá sempre margem para discussão: uns amam e outros odeiam. Eu amo.
São quase três horas de filme que você não sente passar. É bem melhor que Avatar e Guerra do Terror, coloca ambos no chinelo. Se você ainda não assistiu, assista.

2 comentários:

  1. Também adoro Pulp Fiction, mas este novo filme é a cereja no bolo. Digo em alto e bom tom que é a MELHOR coisa que Tarantino já fez... parece que o diretor vem amadurecendo e melhorando seus trabalhos sem perder seu estilo

    ResponderExcluir
  2. Confesso que, de inicio, fui correndo ver este filme. Pois tem a Segunda Guerra, tema que sou praticamente perito, rs. Cheguei ate a compra-lo, mas me arrependi e acabei dando-o para um amigo. Ta certo que alguns papeis foram muito bem feitos, como o do Brad Pitt. Mas convenhamos. Este filme foi feito, na minha opinião, somente para "descontar a raiva" sobre os nazistas. Todo mundo quer ver os nazistas levando porrada, mas não desse modo, pelo menos eu não. Enfim, achei o filme tosco. Pode ser Tarantino, Spielberg, a poha que for. E outra coisa, nao sou nazista. Somente conheço muito bem a Segunda Guerra. Odiei. Fim :)

    ResponderExcluir