quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O Solista

Não sei se é por causa de estar fazendo Jornalismo, mas gosto de livros escritos por jornalistas contando uma determinada história.
Não assisti ao filme ainda, mas acabei de ler o livro e gostei bastante da história.
Steve Lopez é um excelente contador de histórias, escreve muito bem, o que faz com a que leitura flua, além de ser bastante prazerosa.
Levando pro lado jornalístico da história, é muito interessante ver como é muito tênue a “linha” que separa a imparcialidade do total envolvimento com a fonte. Em como Steve Lopez procurava um assunto pra escrever a sua coluna e no momento seguinte, já tinha sido arrastado para a vida do protagonista. Quando se lê este livro, fica muito evidente que a imparcialidade, objetividade e neutralidade jornalísticas, não passam realmente de mitos. Mas não entrarei nesse mérito, é só que quando se estuda jornalismo, acaba analisando livros neste estilo com outros olhos que não apenas o de “apreciar a leitura”.
Mas “O Solista” é uma boa história para todos. Você consegue imaginar como seria conviver com uma pessoa com esquizofrenia e a luta diária para tentar transformá-la em uma pessoa “normal”. Steve Lopez meio que nos abre os olhos para histórias/pessoas que estamos acostumados a não dar atenção e que precisam de nossa solidariedade e compaixão.

3 comentários:

  1. Excelente teu blog, até pq amo ler. Queria indicar um livro que até poderá ser uma dica futura, só que claro, não será indicado a uma gama elevada de leitores, mas vale a pena ler. Li-o por três vezes e é impressionante o modo como o autor se posiciona, o livro é (além de ser uma lição de vida, super chocante, drama real relatado pelo autor e protagonista). "Aonde a gente vai, papai? de Jean Louis Fournier e foi vencedor entre outros premios o Femina na França.

    ResponderExcluir
  2. Oiii!
    Estou doida pra assistir esse filme!Faz teeeempoo.Nem sabia[ou tinha deixado passar] que era baseado em um livro. O.o que legalll...
    Adorei o blog!
    Beijinhoosss!

    ResponderExcluir
  3. Gostei parece interessante a história pela sinopse, vou ver se assisto o filme.
    Obrigado pela dica! : )

    ResponderExcluir