quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Eleições 2010

A eleição está muito tensa este ano. É impossível escolher, de verdade, um bom candidato. De todos os anos eleitorais que me lembro – afinal não sou velha e não tenho recordação de muitas eleições –, o ano de 2010 traz os piores candidatos de todos.


Tiririca, pior que está não fica? Infelizmente isto está longe de ser verdade. Nunca devemos esquecer: nada é tão ruim que não possa piorar. Ver a propaganda eleitoral é triste. É triste assistir e ver como virou palhaçada algo tão sério e com tanta importância. Se tivesse apenas o Tiririca na corja dos “palhaços”, talvez pudéssemos pensar que há solução. Mas não. Temos Maguila, Mulher Pera, Cameron Brasil, Marido da Mara Maravilha (alguém sabe o nome dele?) e outros tantos. Destes cinco citados, quatro têm como grau de instrução “escreve e lê”. E sinceramente, duvido que algum deles realmente saiba o que está fazendo. 


Mas pior do que eles se candidatarem, são as pessoas votarem neles. As pessoas não têm dimensão do que pode acontecer se “votar por votar” no Tiririca. As pessoas não sabem como é ruim desperdiçar um voto desse jeito. Falando nisso, a Folha de São Paulo fez uma matéria muito interessante, mostrando quem o Tiririca levaria com ele, se fosse eleito. Vale muito a pena conferir. Será que alguém sabe disso?


Antes das campanhas eleitorais começarem oficialmente fizeram todo um escarcéu que agora para ser candidato tem que ter a ficha limpa. Ser fichado na Interpol não faz parte de “sujeira” na ficha do candidato? Acredito que não. Afinal, Maluf continua concorrendo e com grandes chances de ganhar mais uma vez. E o Collor? É realmente inacreditável ver como ele consegue se eleger Governador do Alagoas depois de tudo que aconteceu em 1991.


Quando chegamos nos presidenciáveis, a situação está tão crítica quanto com deputados e derivados. Já cansei de ouvir gente falando “vou votar no Serra para a Dilma não ganhar”, “meu voto não é pró-Serra, é contra-Dilma”. Acho que é um dos pensamentos mais estúpidos que já vi na minha vida. Vamos todos nos unir e votar no Serra só para não deixar a Dilma ser presidente? Claro, aí se ele for eleito, foda-se o Brasil, foda-se que o Serra é escroto, foda-se os próximos quatro anos. O importante é que impedimos a Dilma de ganhar. É isso aí, brasileiros, vocês são muito inteligentes.


Não gosto da Dilma, não quero que ela ganhe. Mas não gosto do Serra e quero menos ainda que ele ganhe. E a Marina Silva? Ela é até sensata, apesar de ser prolixa demais. Mas me irrita muito as pessoas falarem “vou votar na Marina porque ela é uma vencedora, sofreu um monte na infância mas agora está aí”. É outro belo motivo para votar numa pessoa: foda-se as propostas políticas, o importante é que ela sobreviveu de não sei quantas malárias, hepatites e leishmanioses. Não, não vou votar na Marina também.


Para falar a verdade, se a eleição fosse hoje não faço ideia em quem eu votaria. Está muito difícil escolher um candidato que se confie e que possa realmente fazer algo pelo Brasil. Votar nulo? Talvez. Mas não acho que se abster de votar seja a solução. A solução é criar vergonha na cara. É saber que política é coisa séria. Que voto não deve ser vendido e nem comprado. E, mais importante ainda, aprender a ter consciência política, a escolher um candidato pelo que ele realmente propõe e se candidatar se você quer realmente fazer a diferença nesse país. Se os brasileiros não aprenderem a enxergar isso, vamos continuar nessa situação para sempre.

4 comentários:

  1. Achei interessante você abordar esse assunto.

    Como você disse no começo, "não sou velha e não tenho recordação de muitas eleições", eu posso repetir e, para você ver, eu nem tenho idade para votar ainda. Mas este ano estou prestando mais atenção. Na próxima eleição terei o direito de votar e comparações são importantes, eleições passadas, etc. Não só por isso, mas creio que seja inevitável não notar e, de cert, forma, acompanhar todo o movimento político em época de eleição. Me irrita a propagando política. Me irrita como muito discursos soam mais como uma piada com a nossa cara.

    Qual sua opnião sobre o voto nulo? Talvez não seja mesmo a solução. Não sei na sua cidade, mas na minha, promovem muito o voto nulo como uma forma de demonstrar insatisfação e me soa uma boa opção!

    ResponderExcluir
  2. Desisti da politica brasileira faz tempo, não voto mais!

    ResponderExcluir
  3. Acho que o problema com as eleições é que deixam quem quiser ser candidato, basta ser filiado a algum partido político... Ai cabe a nós escolhermos o candidato menos ruim e torcer para que ele ganhe! rs (nem sei pq eu ri!)

    ResponderExcluir
  4. Concordo "Para falar a verdade, se a eleição fosse hoje não faço ideia em quem eu votaria". Aff, essa eleição é a pior de todos os tempos, eu simplesmente não gosto de nenhum dos candidatos e estou perdidinha. Não em quem votar, afinal tudo é péssimo.
    Vamos ver o que acontece até as eleições. =)
    beijos.

    ResponderExcluir