quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Gossip Girl


Acho que é a primeira vez que eu realmente prefiro uma adaptação ao livro. Não sei se é porque comecei a assistir Gossip Girl antes de ler o livro, ou simplesmente porque a versão para televisão de Josh Schwartz é infinitamente melhor que a versão escrita de Cecily von Ziegeser.

Enquanto o seriado é “apenas” fútil, o livro é fútil, vazio e sem conteúdo realmente aproveitável. Eu já assisti as três temporadas do seriado e só li os cinco primeiros volumes da série de livros, mas acho que dá para ter uma base de comparação.
Primeiro, acho que não é possível nem dizer que é uma adaptação realmente. Schwartz parece ter pego apenas o nome da série e dos personagens e criado sua história a partir daí. Não tem nada realmente de comum aos dois enredos.
Mas em relação ao livro, é uma leitura super rápida. E só. Não acho nem que Cecily von Ziegesar tenha o dom da escrita. Não que ela escreva mal, mas está longe de ser uma boa contadora de histórias.
Se você parar pra considerar se deve comprar os livros ou os Box do seriado, eu digo: compre o seriado. Apesar de eu ser da opinião de que qualquer leitura é válida, acho que há menos a perder assistindo Gossip Girl. O seriado não vai acrescentar nada a sua vida, mas o livro, definitivamente, tem menos ainda a adicionar.

3 comentários:

  1. como apreciador de livros que sou , adorei o seu blog . estarei sempre á vista-lo .

    um abraço !

    ResponderExcluir
  2. Concordo, abandonei no segundo volume do livro e nem a série eu acompanho mais, se não fosse pelos atores bonitos e pelos figurinos maravilhosos, nem faria tanto sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Esse post é ÓBVIO que eu ia comentar né Nath? huahuahua. Mas concordo em gênero, número e grau com vc amiga. Mil vezes o seriado ao livro. Ao menos o seriado nos empolga um pouquinho, coisa que os livros não fazem. Eis o resultado: parei no volume 3 há 5 meses e não voltei mais.
    Bjooos e adorei o blog!

    ResponderExcluir