segunda-feira, 12 de julho de 2010

Harry Potter e a Câmara Secreta


E foi com este livro que eu conheci Harry Potter há mais ou menos uma década. Parece que foi ontem que entrei com minha mãe numa livraria e disse que precisava ler a Câmara Secreta. E bem, não me arrependo jamais. Harry Potter e a Câmara Secreta é bom.
Mais uma vez, JK Rowling mostra que é uma boa escritora e uma boa contadora de histórias. Com uma narrativa ainda meio infantil, mas mesmo assim já dando sinais de um amadurecimento que estará presente nas histórias seguintes, a Câmara Secreta mostra um pouco do passado de Voldemort que, além de formar a história deste segundo livro, é essencial para os livros vindouros.
É rápido e fácil de devorar este livro – lembro de vezes em que o li inteiro em apenas um dia –, e mais uma vez JK desperta nossa curiosidade para o que vem a seguir. Ao contrário da “Pedra Filosofal”, que tinha como maior intuito fazer uma introdução dos personagens e do mundo da magia, o tema central deste segundo livro é mais sério e digamos, sombrio.
Se eu for arrumar os sete livros de Harry Potter por ordem de preferência, deixaria a Câmara Secreta em sétimo lugar. Não por ser ruim, muito pelo contrário. Mas simplesmente porque os quatro últimos são extremamente sensacionais. E quanto ao terceiro, eu tenho um carinho especial por ser sobre o Sirius.
Apesar de ser o “mais fraco” da série, Harry Potter e a Câmara Secreta é uma leitura maravilhosa que merece ser experimentada. É muito bom pegar o livro e imaginar carros voadores, basiliscos, elfos domésticos, casas inteiramente bruxas, e todas as coisas que compõem este livro. E mais importante do que isso é aprender sobre Tom Riddle para quando chegar em “O Enigma do Príncipe” e “Relíquias da Morte”, você entender a história de Voldemort e pensar quão genial é a série inteira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário